quarta-feira, 28 de abril de 2010

Olhares sobre o futuro do Teatro do Oprimido no Espírito Santo


Ao longo de quase quatro décadas o Teatro do Oprimido tem ajudado a ultrapassar bloqueios, criar pontes de diálogo e estimular ações concretas para superação de realidades opressivas. A proposta de realizar uma audiência pública, com a entrega da Medalha Hermógenes da Fonseca ao Centro de Teatro do Oprimido, no dia 29 de abril, é proporcionar um tributo ao legado cultural, pedagógico, estético, político, filosófico e ético deixado por Augusto Boal – o criador do Teatro do Oprimido, falecido em maio de 2009, poucos dias após receber o título de embaixador mundial do Teatro pela Unesco –, bem como ser o início do Seminário “Teatro do Oprimido na Educação”.

O Seminário tem como objetivo fomentar práticas do Teatro do Oprimido no Espírito Santo e discutir as possibilidades da metodologia para o desenvolvimento de atividades na área da Educação. A respeito desta temática, Helen Sarapeck, coordenadora geral do Centro de Teatro do Oprimido, diz que “ao se buscar discutir a atuação do Teatro do Oprimido na Educação, demonstra-se que o uso da linguagem teatral no meio escolar pode possibilitar múltiplas experiências, que potencializam a criatividade, a autonomia e, por que não o desbloqueio do corpo e de seus sentidos. Além do mais, o Teatro do Oprimido é uma prática de arte politizadora que abre espaço para a manifestação expressiva dos participantes, pois tendo como uma de suas prioridades a não priorização em formar atores profissionais, mas, sim, protagonistas sociais, cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, da sua dignidade e com auto-estima elevada e fortalecida. Neste sentido, acreditamos que seu caráter popular e participativo possa propiciar um procedimento educacional relevante, proporcionando aos educandos o contato com a arte do teatro por meio de uma proposta pedagógica que conjuga teoria, prática e expressão artística.”

O evento, organizado pelo NUPRATO – Núcleo de Praticantes do Teatro do Oprimido do Espírito Santo, integra o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, uma realização do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br) com patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva, apoio da UFES e da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

SERVIÇO

Nome do evento: Olhares sobre o futuro do Teatro do Oprimido no Espírito Santo

Dias 29 e 30 de abril e 1° de maio

Locais e horários: Veja a programação abaixo

Classificação indicativa: LIVRE

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de abril

Audiência Pública

Horário: 17h às 19h

Local: Salão Hermógenes da Fonseca. Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá – Vitória – Telefone: (27) 3382-3500

Abertura: Deputado Cláudio Vereza

Vídeo: Vida e obra de Augusto Boal

Depoimentos: A contribuição da obra de Boal para a transformação da sociedade, por Helen Sarapeck, coordenadora geral do Centro de Teatro do Oprimido; O Teatro do Oprimido no Espírito Santo, por Wanusa Pereira dos Santos, representante do NUPRATO – Núcleo de Praticantes do Teatro do Oprimido do Espírito Santo; Relato de uma prática com o Teatro do Oprimido, por Natanael Wallace de Souza.

Homenagem: Entrega da Medalha Hermógenes da Fonseca ao Centro de Teatro do Oprimido

Dia 30 de abril

Seminário: Teatro do Oprimido na Educação

Horário: 09h às 13h

Local: UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Auditório do “Conexões de Saberes”, localizado no 2º andar do Centro de Vivências.

Mesa de Debate: com Helen Sarapeck (coordenadora geral do Centro de Teatro do Oprimido) e Prof.ª Lilian Pereira Menenguci (atriz, doutoranda em Educação na linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas – UFES).

Apresentação: Espetáculo de Teatro-Fórum

Dias 30 de abril e 1° de maio

Encontro dos Multiplicadores

Hora: 14h às 18h

Objetivo: Fornecer uma re-capacitação aos multiplicadores do projeto de 2008, e demais que tenham interesse em vincular-se ao NUPRATO, bem como estabelecer estratégias de ação de Teatro do Oprimido no estado do Espírito Santo. Este encontro será mediado pelos representantes do Centro de Teatro do Oprimido. No encontro será adotado o sistema de relatoria, no qual serão anotados pontos relevantes da discussão a ser realizada e levantamento de possibilidades de ação do Teatro do Oprimido no estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll