quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Festival de Teatro de Bonecos do Brasil - BH



Depois de passar por cinco capitais brasileiras - Brasília, Palmas, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá -, a 6ª edição do SESI Bonecos leva para Belo Horizonte, nos próximos dias 12 e 13, toda a beleza e criatividade do maior festival de teatro de animação do país.


O projeto SESI Bonecos, um evento para todas as idades, trará a cidade mamulengos, fantoches e marionetes para apresentações gratuitas na Praça da Estação. Em três palcos, os mais destacados grupos brasileiros mostrarão trabalhos de várias vertentes, com um sortimento de atrações e diversas modalidades da arte da manipulação. As apresentações começam às 16h30.

O Festival é um projeto do SESI com patrocínio do Bradesco, Governo Federal- Lei de Incentivo à Cultura, Redevida. Para as apresentações é montada uma megaestrutura. São 10 carretas e dois ônibus que transportam 110 toneladas de equipamentos das mais de 20 companhias nacionais envolvidas no projeto itinerante que reúne mais de mil pessoas.

Desde a criação do projeto em 2004, mais de 1,5 milhão de pessoas já assistiram aos espetáculos em todas as regiões do país. Desde 2008, o festival dá o segundo giro pelo Brasil, já passou pelo Nordeste e agora Centro-Oeste mais BH.

A chegada do Sesi Bonecos em Belo Horizonte também gerará empregos diretos nas áreas de segurança, alimentação, limpeza, música e dança. Serão mais de 200 pessoas contratadas.

Companhias de bonecos de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se apresentarão na cidade nos dois dias do projeto. Companhias Gente Falante (RS), Mamulengo Riso do Povo (PE), entre outros grupos, mostrarão o que há de melhor no teatro de animação no mundo.

Além dos espetáculos, o público também poderá ver a exposição de 145 bonecos do grupo Giramundo (MG), as apresentações em miniaturas do Circo Minimal (RS), manipular bonecos de mais de três de altura compõem a cenografia interativa criada por Osvaldo Gabrieli. Ou ainda degustar guloseimas na praça de alimentação e adquirir artesanatos na barraca cheia de novidades.

Oficina- Além de levar diversão e democratizar a cultura de bonecos no Brasil, Sesi Bonecos do Brasil planta semente por onde passa. Entre os dias 08 e 11/09 será realizada a oficina- Processos de Criação para um Teatro de formas e figuras animadas, no Centro de Cultura Nansen Araújo. As aulas serão ministradas pela renomada professora da USP, Ana Maria Amaral. Serão 24 hs/aula divididas em quatro dias, das 9h às 12h e de 14h as 16h. As inscrições podem ser feitas no local. Na oficina, os participantes vão aprender desde a teoria até a confecção de peças.

Entre as atrações, destaque para dois importantes grupos conhecidos pela inovação e criatividade. O XPTO, de São Paulo, com 25 anos de existência, traz o espetáculo Coquetel Clown, com esquetes de cenas autônomas, nas quais são utilizados bonecos de grande porte. Já o mineiro Giramundo se faz presente com a exposição "Uma Volta ao Giramundo", que será montada na Praça da Estação, percorre a trajetória de 38 anos da companhia. Composta por acervo de 18 espetáculos e 151 bonecos, a mostra também comenta o processo de pesquisa, criação e a diversidade de técnicas e estilos existentes na arte do Teatro de Bonecos realizados pelo Giramundo. Desde 1971, quando foi criado, o grupo já montou 33 peças de teatro, construiu centenas de bonecos e ainda aderiu às técnicas de animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV.

O mestre-de-cerimônias oficial do projeto SESI Bonecos é peça construída pela técnica "luva com varas". A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu temperamento é divertido e eloqüente. Ele é uma espécie de garoto-propaganda do festival. "Além de ser um dos maiores festivais do gênero no mundo, senão o maior, o SESI bonecos traz uma rica mistura de popular e erudito, de tradicional e vanguardista", observa Lina Rosa, idealizadora e curadora do projeto.

Oficina

Tema: Processos de Criação para um Teatro de Formas e Figuras Animadas
Professora: Ana Maria Amaral
Carga horária: 06 horas/dia, total de 24 horas
Datas: 08 a 11/09
Hora: 9h às 12h e das 14 às 17h
Informações sobre inscrição: (31) 3241-7146 , com Rodrigo Morato Martins

Local: Centro de Cultura Nansen Araújo - Rua Álvares Maciel, 59 - Auditório 1º andar - Santa Efigênia - Belo Horizonte (MG)

Número de vagas: 40 / 80

Mais informações
Timbro Comunicação - (11) 3253-4542
Adelson Luna - (11) - 8391-1371

Serviços:

Espetáculo: SESI BONECOS
Texto: -/-
Direção: -/-
Data: Datas: 12 e 13 de setembro de 2009
Horário: 16h30 até 20h (entrada da última atração)
Onde: Praça da Estação BH - MG
Valor do Ingresso: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Duração: -/-
Fontes: www.maxpressnet.com.br / www.sesibonecos.com.br/2009/


Em Palco - Postagens Recentes




1 comentários:

Ana Paula Marinho disse...

Olá,
Deve ser um belo espetáculo, visto que é muito dificio fazer teatro de bonecos, atraindo a atenção de pessoas adultas, e não só de crianças como de costume. É uma pena não poder ir pois moro no Rio de Janeiro. Espero que passe por aqui!
Um forte abraço e parabéns pelo blog.

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll