segunda-feira, 5 de outubro de 2009

16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá



Nascido no seio da Universidade Federal de Mato Grosso, num formato de Mostra Brasileira de Cinema e Vídeo, através de um convênio pluripartite, 0001/93, que reuniu SEBRAE-MT, Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado de Mato Grosso e Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá idealizado e produzido pelo cineasta mato-grossense Luiz Borges, inaugurou uma ação cultural interinstitucional inédita no Estado. E, neste ambiente, criou a primeira organização do setor: a AMAV - Associação Mato-grossense de Audiovisual, e foi, conjuntamente com outros festivais existentes, propositor da criação do Fórum dos Festivais, que aconteceria anos mais tarde, no recém criado Festival de Cinema de Pernambuco.

Em 1996, quando foi criada a primeira Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Mato Grosso as instituições não renovaram o mencionado convênio por entender que o surgimento de um novo mecanismo de fomento à Cultura, os isentava da responsabilidade de sua promoção, lançado a festival no incipiente mercado cultural do Estado.

Alicerçado por uma pesquisa científica realizada pelo seu produtor, o Festival promoveu a publicização e resgate da história centenária do cinema na região, que havia sido descartada pela sociedade. Com ações estruturadas no binômio, qualificação e inclusão o festival promoveu o surgimento dos novos nomes do período que foi batizado como LUFADA do cinema Mato-grossense, uma alusão ao período em que os peixes saltam das águas em direção à luz. O evento atraiu uma série de produções de longa-metragem, o que motivou a realização de um importante seminário que resultou no projeto de um Pólo de Cinema para a região.

É importante lembrar que o surgimento do festival de cinema de Cuiabá acontece na ressaca dos anos terríveis que sucederam a extinção da Embrafilme e num momento em que a cidade de Cuiabá possuía apenas duas salas de cinema em funcionamento regular. Desde sua primeira edição, anterior, portanto, às políticas de inclusão estimuladas pelo governo Lula, o festival leva o cinema para as penitenciáras, escolas, abrigos e hospitais através do Cinema Paradiso.

A relação do cinema com Educação foi fortalecida através da criação do programa “Agentes para desenvolvimento do cinema na Escola”, em parceria com a Seduc, onde estudantes recebem treinamento e bolsa para exibir conteúdos brasileiros nas escolas e comunidade que, no ano passado, realizou um circuito de mais de 15 mil espectadores.

Realizado a partir de então pelo Instituto Cultura América - INCA, em seus primeiros 12 anos o festival foi realizado no Teatro da Universidade, um espaço que não apresentava instalações adequadas à exibição audiovisual, o que, porém não deixou de animar a vida cultural da universidade e da cidade. Em sua 12º edição quando do surgimento da primeira sala Multiplex na cidade, o festival inicia uma nova era de modernidade. O alto nível de qualidade técnica – imagem e som – e conforto do espectador fez justiça ao crescente desenvolvimento tecnológico das produções brasileiras, e, apesar de perder certo ar de charme do público intelectual universitário, em contrapartida a cultura do cinema brasileiro chegou a um novo público, que resultou num impressionante e diversificado aumento do número de espectadores.

Neste ano, o Festival apesar dos dissabores vividos pela crise financeira que se abateu sobre a maioria dos eventos audiovisuais tem a grata satisfação de, enfim, encontrar sua nova sede no recém reformado e inaugurado Cine Teatro Cuiabá, no coração do centro histórico da setecentista cidade, patrimônio histórico cultural do povo mato-grossense.

Serviços:

16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá
Local: Cine Teatro de Cuiabá
Data: 05 de outubro até 11 outubro de 2009

Fontes: www.cinemaevideocuiaba.org / Twitter Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Em Palco - Postagens Recentes




0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll