sábado, 10 de outubro de 2009

Peça teatral “Calabar”, O Elogio da Traição, com o Grupo Atenas Produções - BH, MG

O musical Calabar, o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, encenado por Atenas Produções chega ao Palácio das Artes nos dias 05 e 06 de setembro.


Sinopse:

peça conta a história de um soldado de nome Domingos Fernandes Calabar, homem forte e audaz que deixou o campo português e passou para o lado dos holandeses.

Foi apenas por um breve período, pouco mais de três anos, mas teve conseqüências para toda a época flamenga. Ele não foi o único a passar para o outro lado, mas sem dúvida foi o mais importante entre eles. Era um homem inteligente e grande conhecedor da região, que já tinha se distinguido e ficado ferido na defesa do Arraial de Olinda sob a liderança do nobre general Matias de Albuquerque.

Inicialmente, os holandeses não confiaram muito nele. No entanto, dez dias depois Calabar provou pela primeira vez o que podia fazer, levando as tropas do coronel Van Waerdenburch a saquear Igaraçu, a segunda cidade de Pernambuco, para onde uma parte das riquezas de Olinda tinha sido transportadas.

Durante os meses seguintes, muitas campanhas foram feitas pelas colunas volantes, batavas sob a sua orientação, que se tornou amigo do coronel alemão Sigismund Von Schoppe.

Em 1633, com a ajuda de Calabar, foi conquistado o litoral norte, desde Itamaracá até a fortaleza dos Reis Magos, e com isso o Rio Grande do Norte, o que levou a contatos amigos com os tapuias, indígenas antropófagos daquela região. Na parte sul, foi tomado o valioso ancoradouro do Cabo Santo Agostinho, o que privou os portugueses do porto mais próximo do Arraial, dificultando o recebimento de reforços de Lisboa e o envio de açúcar para Portugal.

Assim, depois de ser preso pelos portugueses, um tribunal militar condenou Calabar a ser enforcado e esquartejado como traidor e ao anoitecer do dia 22 de julho de 1635 a sentença foi executada.

Serviço
Evento: Peça teatral “Calabar”, O Elogio da Traição, com o Grupo Atenas Produções
Local: Sala Juvenal Dias
Data: 10 e 11 de outubro
Horário: sábado às 20h30 e domingo às 19h
Classificação Etária:14 anos
Valor: R$24 (inteira); R$12 (meia)
Duração: 1h30
Balcão de Informações: 3236-7400


-------------------------------------------------
*Atenção
Meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, conforme a lei.

Acatando a recomendação do Ministério Público, por meio, das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Promotoria e Justiça de Defesa do Consumidor e PROCON–MG, em conjunto, o valor da meia–entrada estudantil é válido para estudantes regularmente matriculados na rede oficial de ensino, público ou particular de 1º, 2º e 3º graus, compreendendo os alunos de pós–graduação, mestrado, doutorado e aqueles matriculados em cursos pré–vestibulares previamente credenciados junto à UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE/MG (União Estadual dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) ou UCMG (União Colegial de Minas Gerais).

Será exigida a identificação no ato da compra e na entrada do evento por meio da apresentação de identificação estudantil (carteira de estudante) e comprovante de matrícula na rede oficial de ensino, público ou particular, no ano corrente.

Como Chegar:


Exibir mapa ampliado

Fontes: Palácio das Artes

Em Palco - Postagens Recentes



0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll