terça-feira, 24 de novembro de 2009

Semana da Dança na Universidade Federal de Viçosa/MG

SEMANA DA DANÇA NA UFV
Do dia 24 a 26 de novembro o Curso de Dança da UFV estará presente no Espaço Cultural Fernando Sabino com 3 espetáculos diferentes.



Dia 24 de novembro: FESTIVAL DE DANÇA TEATRAL 2009 I

Todo final de semestre o Curso de Graduação em Dança realiza o evento FESTIVAL DE DANÇA TEATRAL, uma prática de montagem teatral, que é avaliação final de diversas disciplinas, neste período estarão sendo apresentados os trabalhos finais das seguintes disciplinas: Composição Solística e Dança Contemporânea. O programa, totalmente coreografado pelos alunos, apresenta trabalhos das Professoras Bianca Rodrigues e Solange Caldeira.
Tem malandro na praça! é coreografia apresentada a partir da pesquisa elaborada na disciplina Dança Contemporânea IV, orientada pela Profa. Bianca Rodrigues. Através dos estímulos corpóreos advindos da releitura da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, busca-se transmitir em movimento as figuras desse musical para nossa contemporaneidade, uma simples composição de gênero, corpo e movimento.
A segunda, “Todas elas”, também coordenada pela Profa. Bianca Bazzo, retrata o universo existente dentro da mulher. Inspirado em trechos do conto de Caio Fernando de Abreu – “As borboletas”.
Desconhecida Ilha, trabalho do Atelier Coreográfico, projeto de Mayara Alvim e Aline Pinotti também será reapresentado em seguida.
E completando o espetáculo, trabalho de Composição Solística, “O estranho mundo de Macpep Kactega”, orientado pela Profa. Solange Caldeira, um programa variado como é o perfil do Curso de Dança da UFV.



Dia 25 de novembro: ATELIER COREOGRÁFICO apresenta PROFANO

A oportunidade da Universidade Federal de Viçosa ser pioneira na área da Dança no Estado de Minas Gerais fortalece o entendimento de que este é o momento da “contemporaneidade” da Arte. Considerando esse viés como fator de contribuição à cultura de Viçosa e adjacências, surgiu o projeto ATELIER COREOGRÁFICO.
Em 2005 consolidou-se a idéia do ATELIER, espaço para pesquisa e composição em Dança, Teatro e Dança-Teatro que tem por objetivo fomentar e difundir conhecimento especializado e atualizado, contribuir para a qualificação profissional e formação de novos quadros técnicos de criador, intérprete, pesquisador e produtor de dança no Brasil (Profa. Solange Caldeira)
Dias 25 de novembro o ATELIER COREOGRÁFICO estará apresentando um novo espetáculo, PROFANO, no Espaço Cultural Fernando Sabino, às 20 horas, com projeto coreográfico de Guilherme Fraga e Loretta Pelosi, sempre com direção artística da Profa. Solange Caldeira.
O espetáculo Profano apresenta um estudo inspirado no Período Barroco Europeu e seus artistas mais conceituados: Caravaggio, Rembrandt, El Greco, Bathory e outros. Explora suas características principais, tanto na arte plástica quanto na literatura como: a dualidade, o exagero que carrega a visão, os controles entre a claridade e a escuridão, teocentrismo e antropocentrismo, a religião e a ciência.



Dia 26 de novembro: PRÁ BOI DORMIR – Grupo Experimental de Dança

O Grupo Experimental de Dança, que faz parte do PROGRAMA DE EXTENSÃO CORPO EM MOVIMENTO, coordenado pela Dra. Solange Caldeira, estréia Prá Boi Dormir.
“Entendendo a importância de Projetos Culturais que reflitam a relevância da contribuição da Dança, sua inserção e influência definitiva sobre as artes cênicas e a memória cultural da comunidade, idealizamos este projeto, na verdade, um Grupo Experimental de pesquisa e montagem de produções em Dança e Dança-Teatro, que tem o corpo como elemento básico da linguagem cênica, esperando sempre poder revelar novos talentos tanto na área da coreografia quanto na de interpretação técnica da Dança”, comenta Solange Caldeira.
Projeto artístico de Mayara Alvim e Aline Pinotti, Direção Geral: Solange Caldeira.
Os movimentos foram criados a partir de laboratórios em que as pessoas escolheram expressões idiomáticas para configurar, através da disposição aleatória de suas letras, novas palavras e um novo vocabulário que foi utilizado na escrita de um roteiro em que se baseou a criação. Dentre esse material cada intérprete escolheu uma letra, uma palavra e uma frase para representar corporalmente, seja a partir de sua sonoridade, sua forma ou sentido.



PRÁ BOI DORMIR, segundo Mayara Alvim
Expressando expressões no corpo,
Reflexões, distorções escrevendo,
Compondo através da língua
pra boi dormir, pra sentir, rir, fruir...

PRÁ BOI DORMIR, segundo Aline Pinotti
Corpo de escrever distorce,
contorce, torce a língua nos dentes
sente só, des mente, conversa expressa
pra boi dormir

Todos os espetáculos serão às 20hs.
Local: Espaço Cultural Fernando Sabino
Ingresso: R$ 1,00
Ingressos no Prédio do Curso de Dança
A Direção geral é da Profa. Dra. Solange Caldeira.

OBS. FOTOS de Ita Siqueira

Serviços:

Evento: SEMANA DE DANÇA na Universidade Federal de Viçosa/MG
Local: Espaço Cultural Fernando Sabino
Endereço: Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário
Datas: 24 de novembro 2009
Horário: 20 Hs
Entrada: R$ 1,00 (Ingressos no Prédio do Curso de Dança
Classificação etária: livre
Telefone: (31) 3899-2200 / (31) 3899-2108 (Fax)
Organizado por: UFV & Solange Caldeira

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll