quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Madalena, o Teatro das Oprimidas


Acontecendo no Brasil, além de Guiné-Bissau e Moçambique, países da África lusófona, de dezembro de 2009 até abril de 2010, o ‘Laboratório Madalena’ é uma experiência cênica voltada para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas pelas mulheres e mesmo as suas próprias alienações, e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros.

A experiência buscará percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino. Esse corpo que ao longo dos séculos permaneceu escondido, protegido e oprimido pelo corpo masculino, e hoje parece protagonizar, como objeto e sujeito, a ribalta de nossa sociedade midiática. O corpo da mulher despido, exibido, sensual, trivial, reinventado, prostituído, espremido e despedaçado nos outdoors, nas páginas das revistas, nas passarelas da moda e do samba, é o melhor veículo para venda de qualquer produto. É no corpo feminino que se trava hoje, mais do que no masculino, o embate entre os hábitos ancestrais e a defesa dos direitos humanos fundamentais. Essa condição comporta ilusões, feridas, contradições e uma busca urgente de significados.

O ponto de partida para o ‘Laboratório Madalena’ ocorreu em dezembro de 2009 com duas oficinas, sendo uma delas composta por um grupo de trabalhadoras domésticas nordestinas. A partir de janeiro de 2010, pelo menos quatro laboratórios estão confirmados para ocorrer no Ceará, Rio de Janeiro, além de Guiné-Bissau e Moçambique, países da África lusófona, quando as produções artísticas resultantes (peças, performances, esculturas, pinturas, instalações, poesias etc) circularão localmente, estimulando a discussão pública a respeito da permanência hoje de opressões e violência contra o corpo da mulher, mesmo na aparente revolução de hábitos e vivências visando à emancipação da mulher, e a busca de alternativas. Em junho, acontecerá no Rio de Janeiro a ‘Mostra Madalena’, com apresentação dessas produções artísticas, exposição fotográfica e mesas de discussão com painéis de direitos humanos e outros, sobre os resultados alcançados e desafios para o futuro. A experiência será registrada no ‘documentário Madalena’ e publicada na Revista Metaxis.

QUEM DESENVOLVE

Vencedor do ‘Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura’, com patrocínio do Ministério da Cultura/Funarte e realização do Centro de Teatro do Oprimido em parceria com a italiana Alessandra Vannucci, diretora teatral premiada no Brasil (‘A descoberta das Américas’, Melhor Espetáculo de 2006 para O Globo) e na Itália (‘Arlecchino all’inferno’, Prêmio Arlecchino d’Oro 2007), o ‘Laboratório Madalena’ integra a residência artística de Alessandra Vannucci dentro do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto¹.

As experiências cênicas do ‘Laboratório Madalena’ serão desenvolvidas por Alessandra Vannucci e Bárbara Santos. Alessandra desenvolve pesquisa sobre arte e violência contra a mulher, investigando o tema do corpo feminino neste começo de terceiro milênio, suas revoluções, mutações, expectativas, seduções, obsessões e opressões. Bárbara é socióloga e curinga² do Centro de Teatro do Oprimido, onde coordena o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, possuindo larga experiência na formação de grupos populares no Brasil e na África, além de coordenar de programas de formação.

ONDE ACONTECE

‘Laboratório Madalena’, no CEARÁ


11 a 15 de janeiro de 2010 – SESC Crato. Rua André Cartaxo 443, Crato. Tel. (88) 3523-4444

Ao término deste Laboratório acontecem apresentações públicas, com entrada franca, das produções artísticas resultantes (teatro, escultura, pintura, textos etc): dia 15 de janeiro no SESC Crato, dia 16 em Juazeiro e dia 17 em Fortaleza. Após as apresentações acontecerão de painéis de discussão do tema apresentado.

‘Laboratório Madalena’, no RIO DE JANEIRO

02 a 06 de fevereiro de 2010 – Centro de Teatro do Oprimido. Av. Mem de Sá 31, Lapa. Tel. (21) 2232-5826

Ao término deste Laboratório acontece apresentação pública, com entrada franca, das produções artísticas resultantes (peças, performances, esculturas, pinturas, instalações, poesias etc) no dia 6 de fevereiro, seguido de painel de discussão do tema apresentado.

‘Laboratório Madalena’, em GUINÉ-BISSAU

Março

Ao término deste Laboratório acontece apresentação pública, com entrada franca, das produções artísticas resultantes (teatro, escultura, pintura, textos etc).

‘Laboratório Madalena’, em MOÇAMBIQUE

Abril

Ao término deste Laboratório acontece apresentação pública, com entrada franca, das produções artísticas resultantes (teatro, escultura, pintura, textos etc).

‘Mostra Madalena’

Junho – ENTRADA FRANCA

Apresentação pública das produções artísticas resultantes (teatro, escultura, pintura, textos etc) de todos os laboratórios no Brasil e na África, seguido de painel de discussão com representantes de grupos de direitos humanos etc.

COMO PARTICIPAR

As interessadas em participar dos laboratórios devem baixar aqui a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail contato@ctorio.org.br. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se com antecedência. Inscrições limitadas.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido
Assessoria de Comunicação
(21) 8718-1965
neymotta@ctorio.org.br

Fontes: ctorio.org.br

Novos Eventos - Rede Em Palco

↑ Grab this Headline Animator

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll