quinta-feira, 6 de maio de 2010

Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO 2010


Um saca-rolha gigante que se move com graciosidade e se transmuta em bailarina, leques que adquirem o traquejo de pavões, torneiras que pingam e nos fazem lembrar um velhinho que derrama lágrimas. Estas são algumas das soluções inusitadas que poderão ser conferidas durante o Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO), uma realização gratuita do Serviço Social da Indústria (SESI-MG/ FIERMG), que acontecerá entre os dias 06 e 09 de maio (quinta a domingo), das 16 às 22 horas, na Serraria Souza Pinto, no Centro de Belo Horizonte.

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Esta será a segunda edição do FITO em Belo Horizonte, que foi a primeira cidade no país a sediar o festival, em setembro de 2009. Desde então, o projeto percorreu as cidades de Porto Alegre (RS) e Manaus (AM), sempre com excelente receptividade do público.

No total, o festival irá promover 75 apresentações com 13 companhias oriundas do Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França e Holanda. O projeto, idealizado por Lina Rosa, promove a democratização da cultura sob um formato inteligente e único. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica. O festival funcionará das 16h às 22h.

Entre os destaques desta edição, a apresentação do artista Tom Zé com o espetáculo ‘Música/ Contramúsica’, no sábado (08 de maio) à noite.

Para sediar o FITO, uma estrutura cenográfica especial, além de teatros climatizados, minissalas de espetáculos e cenografia interativa, será montada na Serraria Souza Pinto. O ambiente terá quatro salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e uma quarta com capacidade para 50 espectadores.

O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público. O evento comporta milhares pessoas ao longo dos quatro dias. Além das apresentações (vide programação abaixo), o festival inclui ainda oficinas profissionais, feira de objetos e o espaço Fito Foto.
Para saber mais: www.fitofestival.com.br
Para vídeos - http://www.youtube.com/fitofestival
Twitter: @fitofestival

Onde será o evento
Serraria Souza Pinto - Avenida Assis Chateubriand, 809 - Centro Belo Horizonte


Exibir mapa ampliado

Fonte: http://www.guiaentradafranca.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll