sábado, 30 de janeiro de 2010

O Teatro na tela do Cinema

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura apresentam, de 1 a 5 de fevereiro, na Sala Sidney Miller (RJ), o Cine Teatro Brasil. A mostra itinerante de cinema digital está focada na exibição de filmes que documentam os processos criativos de montagens teatrais. Entre as raridades que a programação coloca ao alcance do público está o documentário inacabado de José Agripino de Paula sobre a peça O Balcão, levada aos palcos pelo diretor argentino Victor Garcia em produção de Ruth Escobar.

Este ano, Amir Haddad será o homenageado da mostra, que exibirá o documentário Agitação na Praça Roosevelt. Com direção de Amilcar Claro, o filme revela como esta praça de São Paulo foi revitalizada pela ação de grupos teatrais, como os Sátyros e os Parlapatões. Haddad, cuja obra está alicerçada em décadas de experimentação e ousadia, foi o fundador do Tá na Rua, que também se apresenta em espaços públicos. Em 2010, a mostra traz ainda cinebiografias de Flavio Rangel e Antunes Filho.

O curador e idealizador do projeto, Julio Calasso, acredita que o acervo histórico das artes cênicas irá ultrapassar o material contido em recortes de jornais e em arquivos de programas, fotos e cartazes. “O Brasil tem uma cena teatral de ricas manifestações, enraizadas tanto na cultura popular quanto no experimentalismo e na vanguarda. Mas a documentação sobre as montagens e os grupos sempre foi pobre”, afirma. “Hoje, as tecnologias digitais de captação e edição permitem a constituição e a expansão de uma memória audiovisual”.

Apresentado pela primeira vez em novembro de 2009, em São Paulo, o Cine Teatro Brasil é um espaço troca de experiências sobre criação artística. “Existe uma linguagem própria do Cine Teatro, que, afinal, não é cinema, não é teatro filmado, não é videoclipe? Ou é tudo making of?”, pergunta provocativamente o curador.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA (1/2) – Homenagem a Amir Haddad
19h: Agitação na Praça Roosevelt (Dir. Amilcar Claro / 54min)
TERÇA-FEIRA (2/2) – Duas cineastas, uma biografia e um espetáculo
19h: Flávio Rangel – O teatro na palma da mão (Dir. Paola Prestes / 1h31min)
20h30: Além Hamlet (Dir. Sandra Delgado / 49min)
QUARTA-FEIRA (3/2) – Um estilo próprio de realizar o cine teatro
19h: Inveja dos anjos (Dir. Pedro Asbeg / Armazém Cia de Teatro / 1h48min)
QUINTA-FEIRA (4/2) – Homenagem a Ruth Escobar
19h: Transgressões – A revolução do espaço cênico (Dir. Amilcar Claro / 21min)
19h30: O Balcão (Dir. José Agripino de Paula / 27min)
20h: O Teatro de Antunes Filho: A poética do mal (Dir. Amilcar Claro / 54min)
SEXTA-FEIRA (5/2) – Duas aventuras humanas inventadas no Rio de Janeiro
19h: O incrível encontro (Julio Calasso / Centro Experimental Teatro Escola / 54min)
20h: Coisas do gênero (Centro de Teatro do Oprimido / 54min)

Cine Teatro Brasil – o teatro na sala de cinema
Onde: Sala Funarte Sidney Miller (Rua da Imprensa, 16, térreo – Centro do Rio de Janeiro)
Quando: de 1 a 5 de fevereiro de 2010, a partir de 19h
Entrada: gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes das sessões
Informações: 21 2279-8104 / www.cineteatrobrasil.com.br
Patrocínio: Funarte, Secretaria da Cidadania Cultural e Secretaria do Audiovisual
Apoio: Sesc TV, Sociedade Amigos da Cinemateca, Cinemateca Brasileira, Cooperativa Paulista de Teatro e O Autor na Praça

Fonte: www.funarte.gov.br

Novos Eventos - Rede Em Palco

↑ Grab this Headline Animator

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll