Após visitar mais de 15 cidades brasileiras, chega a Porto Velho a exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência, no próximo dia 23 de fevereiro na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.
A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.
A exposição, que em Porto Velho tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.
A mostra que se iniciou em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e oito cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Quito e Caracas. Nesta nova fase, estão programadas 15 exposições em todo o País, entre elas Recife (PE – 02/03), Macapá (AP – 08/04) e Teresina (PI – 27/04).
A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.
ANDRÉ CYPRIANO
Nasceu no ano de 1964, em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os Estados Unidos, André começou a estudar fotografia em São Francisco. Desde então tem completado vários projetos que têm sido expostos em galerias e museus no Brasil, na Europa e nos EUA. Como parte de um projeto de longo prazo, começou a documentar estilos de vida tradicionais e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo. Cypriano fotografou o povo de Nias, na costa oeste da Sumatra (Nias: pulando pedras), práticas de rituais em Bali (Bali: uma busca espiritual). Seus documentários fotográficos têm sido usados em seminários educativos.
Atualmente, ele trabalha como fotógrafo freelancer em Nova York e Rio de Janeiro, dando continuidade a seus projetos sociais e culturais, um deles é a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência.
SERVIÇO:
Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência
Local:
Casa da Cultura Ivan Marrocos
Espaço Forte Príncipe da Beira
Endereço: Av. Carlos Gomes, 563 - Bairro Caiari - Porto Velho
Telefone: (69) 3216-5138 (69) 3216-5138
Abertura:
Casa da Cultura Ivan Marrocos
Espaço Forte Príncipe da Beira
23 de fevereiro de 2010, às 20h
Visitação:
De 23 de fevereiro a 21 de março de 2010
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados e domingos, das 9h às 21h
Patrocínio:
Petrobras
Apoio Institucional:
Ministério da Cultura
Secretária Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir.
Fundação Cultural Palmares
Governo do Estado de Rondônia
Realização:
Casa da Cultura Ivan Marrocos
Aori Produções Culturais
www.aori.com.br
Livro: Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência
R$ 78,00 reais – ISBN – 97-88599953-01-3
Nas melhores livrarias do país e para mais informações:
www.distribuidorabookmix.com.br
Fonte:
www.rondoniaovivo.com
↑ Grab this Headline Animator
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor,
Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.
Orientação:
Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.
O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.
Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.