quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mais Teatro Brasil – Disseminando cultura


Vivo falando por aqui sobre criação e manutenção do hábito da leitura, da arte como forma de engrandecimento humano, da necessidade de uma formação cultural desde a infância, etc. Vivo falando por aqui sobre criação e manutenção do hábito da leitura, da arte como forma de engrandecimento humano, da necessidade de uma formação cultural desde a infância, etc. No entanto, apesar de muitas pessoas realmente terem vontade de incluir experiências culturais em suas vidas, muitas delas simplesmente não conseguem por falta de acesso a lugares que lhes propiciem esse tipo de produto.

Para você ter uma ideia, estima-se que 95% da população brasileira nunca esteve em um teatro e que apenas 16% dos municípios brasileiros possuem salas de espetáculos, algumas sem a menor estrutura para receber mais de 50 pessoas.

É com esse objetivo de disseminar a cultura por todo o Brasil, principalmente nas regiões em que populações inteiras nunca tiveram qualquer acesso ou espaços destinados a essa finalidade, que a campanha Mais Teatro Brasil surge.

A ideia é colher o maior número possível de assinaturas para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, instituindo a obrigatoriedade da construção de um Centro Integrado de Cultura em cada município cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

No manifesto da campanha (leia na íntegra), além de detalhes sobre a viabilidade econômica do projeto, aparece a definição dos prédios onde as manifestações artísticas tomariam parte, beneficiando-se de uma estrutura criada especialmente para isso:

O que é um Centro Integrado de Cultura?

É um espaço multicultural e funcional que, além de um teatro de qualidade – que é o núcleo fundamental do Projeto –, privilegia também as mais diversas formas de manifestações artístico-culturais, como: salas de cinema, biblioteca, salas de exposições, salas para eventos e palestras, espaços para cursos e oficinas de teatro, artesanato, artes plásticas, pintura, música, dança, entre outras formas de expressões artísticas.

Esses Centros contarão também com um espaço multimídia – telecentro com computadores conectados à internet, para fomentar a inclusão digital nesses municípios e, ainda, espaços destinados ao comércio, com lojas, praça de alimentação e outros espaços comerciais.

Já pensou em uma espécie de shopping cheio de espaços culturais? É basicamente isso.

* Faça parte dessa campanha! Assine e contribua com a difusão da cultura no Brasil

Você que tem um blog, ajude a divulgar a campanha! Faça um post sobre o assunto, insira este selo na barra lateral:



Que tal algo assim em sua cidade?

Fonte: http://www.lendo.org/

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll