quarta-feira, 23 de setembro de 2009

1º Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO) - BH, MG

O Festival Internacional de Teatro de Objetos será o primeiro exclusivo do gênero realizado no país. Além das oficinas, reunirá espetáculos, mostras e show com o grupo UAKTI.



As apresentações ocorrem entre 24 e 27 de setembro, na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809, Floresta).

O Teatro de Objetos é um segmento que trata de dar “alma” a seres em princípio vazios de vida e expressão, tornando-os grandes personagens. Com isso, é possível construir uma peça apenas com torneiras, outra com palitinhos de fósforo ou tampinhas de refrigerante, por exemplo. Todas as apresentações são gratuitas, mediante retirada de convites uma hora antes da realização.

Programação:

- Desfile Performático

O público será recebido por uma banda de música, seguida de desfile de diversos objetos gigantes, como mouse de computador, isqueiro aceso, par de tênis, camiseta, entre outros.

- Salas de espetáculos e cenografia interativa.

Três tendas e uma mini-tenda acolherão espetáculos nacionais e internacionais. Na frente das três salas maiores, haverá bilheterias–relógios para a retirada dos ingressos; e uma exposição interativa de objetos permitirá ao público manipular objetos gigantes com a ajuda de arte educadores.

- Mostra Viva

No andar superior da Serraria Souza Pinto, haverá oito espaços fechados com pequenos teatros para grupos de até 16 pessoas. Em cada teatro, um ator realizará uma curta performance com objetos. Depois de finalizada, o ator explicará ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convidará alguns espectadores a participarem da cena.

- Performances

No intervalo das apresentações, o Grupo XPTO apresentará diversas cenas curtas com objetos.

- Show com UAKTI. Dia 26/9 (sábado).

O grupo de música instrumental Uakti participa do FITO para mostrar mais uma vez seu original e surpreendente trabalho. Paulo Santos, Décio Ramos e Artur Andrés irão apresentar, a partir das 21h30, no palco principal, o espetáculo “21”.

- Oficinas gratuitas:

OFICINA 1 - "Introdução ao Teatro de objetos" / 01 turma com 20 alunos

A oficina “Introdução ao Teatro de objetos” será proferida pelo professor Jaime Santos Mateos. Jaime é fundador da Chana Teatro, que existe desde 1987. Já participou de festivais em toda a Espanha, França, Bélgica, Portugal e Israel. Em sua formação teatral, foi aluno de mestres como Philippe Genty, Mary Underwood, Jango Edwars, Peter Robert, Mauricio Jartum, Joan Baixas e Francisco Portes. A carga horária será de 20 horas em 5 dias (das 8 horas ao meio dia, entre 21 e 25 de setembro).

Carga horária: 20 horas em cinco dias. Dias: de 21 a 25/09 das 8h às 12h Local: Centro de Cultura Nansen Araújo - Rua Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia.

OFICINA 2 – “Objetos quadro a quadro” /01 turma com 20 alunos

Já a oficina “Objetos quadro a quadro” será uma das primeiras ligadas ao cinema a ser ofertada gratuitamente em Belo Horizonte. O professor será Guilherme PAM, marionetista, animador e diretor de vídeo, que trabalhou por cinco anos no Grupo Giramundo Teatro de Bonecos. Guilherme participou inclusive dos projetos “Hoje é Dia de Maria” (Rede Globo), “As Oito Metas do Milênio” (Canal Futura), da série sobre mitologia grega a ser exibida no programa Fantástico (Rede Globo), além de espetáculos da companhia. Hoje, esta à frente da Cia. Casa Volante junto a Jeanne Kieffer. Sua oficina terá carga horária de 56 horas e ocorrerá de 16 a 22 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Carga horária: 56h (8h/dia, sendo 02 turnos de 4h - 7 dias) Dias: 16 à 22/09/09 das 8h às 12h e das 14h às 18h / Local: Centro de Cultura Nansen Araújo - Rua Álvares Maciel, 59 - Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Serviços:

Festival Internacional de Teatro de Objetos
Data: Datas: 24/ à 27/ setembro de 2009
Horário: -/-
Onde: Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809, Floresta)
Valor do Ingresso: Gratuito, mediante retirada de convites uma hora antes da realização.
Classificação indicativa: Livre
Duração: -/-
Maiores informações: Segunda a sexta pelo telefone: (31) 3241.7146, com Rodrigo Morato Martins. Email: rmartins@fiemg.com.b
Fontes: Agenda BH e Blog Christina Lima

Como Chegar:


Exibir mapa ampliado

Em Palco - Postagens Recentes




0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll