sábado, 17 de outubro de 2009

A História do Teatro - Parte 7 / O Teatro Renacentista

Senta que a História é já já chega....




A História do Teatro Parte 3


O TEATRO RENASCENTISTA


Renascimento (O Movimento)

Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Com origem no humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores do mundo clássico greco-romano. O ideal de renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana.

A invenção da imprensa contribui para a disseminação de idéias. O espírito de inquietação estende-se à geografia e à cartografia, e o impulso de investigar o mundo leva às grandes navegações e ao descobrimento do Novo Mundo. Como conseqüência, ocorrem progressos técnicos e conceituais, além de questionamentos que abrem caminho para as reformas religiosas.

O humanismo, estudo da antiga cultura greco-romana, está na origem do Renascimento e surge na Itália no século XIV. É favorecido pelo progresso econômico das cidades italianas, dominadas por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Seus principais centros são Florença, Veneza e Roma e os primeiros grandes representantes, Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Boccaccio (1313-1375). O humanismo desenvolve-se de modo notável e atinge o apogeu na Itália, no século XV, em razão de fatores como a proteção dos mecenas (papas, bispos, reis, príncipes e banqueiros que reúnem obras clássicas, amparam os estudiosos da literatura grega e latina, fundam bibliotecas e embelezam seus palácios e igrejas); a fuga dos sábios bizantinos, grandes conhecedores da cultura clássica, para a Itália e a invenção da imprensa. Seus principais nomes nesse período são Erasmo de Roterdã (1460-1536) e Thomas Morus (1478-1535).

O Renascimento italiano é favorecido ainda, além dos fatores determinantes do humanismo, por uma tradição clássica, já que o país abrigou o centro do Império Romano, e pelo crescimento econômico das cidades italianas. Grandes mestres do Renascimento italiano são Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo (1475-1564), Rafael (1483-1520), Ticiano (1477-1576) e Tintoretto (1518-1594). Entre os escritores, destaca-se Nicolau Maquiavel (1469-1527).

O TEATRO RENASCENTISTA

Ao estudarmos a história podemos afirmar que o Renascimento significou não apenas uma recuperação dos clássicos, mas uma nova concepção do mundo e do destino do homem. As transformações por que passa o Ocidente nos séculos XV e XVI criam e difundem a noção de que rupturas profundas se operam entre o presente e o passado. No momento em que a escolástica vai se ruindo, a Igreja vê desintegrar-se a unidade religiosa da Europa. No mesmo instante a idéia imperial dilui-se frente a política nacional das monarquias absolutas.

Ao desenvolver a crença de que tudo pode ser feito com o domínio da técnica racional, o Renascimento fundamenta com a matemática e com a escrituração contábil do capitalista a interpretação do universo.

A Renascença é o período em que se dá a redescoberta e a revalorização da arte clássica. Esse período não aparece de súbito. Começa a ser preparado desde o século XIII com o humanismo e somente se consolida plenamente por volta do século XVIII com o Iluminismo. Mas de qualquer forma o período em que mais se desenvolveu foi o que abrange os séculos XV e XVI.

O Teatro Renascentista não possuiu um desenvolvimento tão acentuado quanto as artes plásticas, arquitetura, pintura, etc. devido ao fato de ter seguido fielmente os preceitos greco-romanos, ou seja, a valorização do antropocentrismo até mesmo como uma espécie de cópia adaptada. Nesse sentido limitaram-se a imitar o Teatro Greco-Romano mantendo as mesmas regras que os regiam ( prólogo, párodo,... ) Até mesmo os assuntos eram os mesmos da Grécia e Roma, o que contribuiu para um fracasso. Os únicos autores um pouco mais originais foram: Maquiavel na Itália e Shakespeare na Inglaterra.

No Teatro Renascentista podemos encontrar os seguintes autores:

• Gil Vicente: Apesar de o encontramos no período renascentista, utilizou uma espécie de volta aos moldes do Teatro Medieval. Fez diversos AUTOS religiosos que se constituíam em peças de curta duração. Era do país de Portugal. Esse foi o único autor que promoveu uma volta ao Medievalismo. Toda a sua obra encontra-se dentro do espírito medieval.

• Nicholau Maquiavel: Autor italiano. Resgata todo o Teatro Grego que acabou se perdendo no decorrer da Idade Média. Escreveu : “O Príncipe”, “A Mandrágora”. Era um político e, devido a aspectos políticos, foi exilado de seu país. No exílio escreveu “A Mandrágora”, uma comédia que criticava toda a gente da cidade de Florência.

• Shakespeare: Autor Inglês de grande popularidade tanto em seu país quanto no resto do mundo. Assistiu a muitas


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Yes, mais um fim de semana sem atrasar, sábado que vem continuaremos ok? =D

Fonte: Curso Preparatório para o Exame de Capacitação Profissional – SATED-MG, História do Teatro – Marcelo Carvalho (RPMT: 03832)

Em Palco - Postagens Recentes


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll