sábado, 24 de outubro de 2009

A História do Teatro - Parte 8 / A Commèdia Dell'arte

Senta que a História é arte....




A História do Teatro Parte 8


A COMMÈDIA DELL’ARTE



Em oposição aos preceitos clássicos nasceu a comédia renascentista denominada Commédia Dell’Arte que teve sua origem na Itália, caracterizou-se por utilizar essencialmente a linguagem do povo e representou a glória do Teatro Italiano no Renascimento. A etimologia da palavra traduz-se em Teatro de Ofício. Nas peças não se usavam textos, mas roteiros e histórias. Aos atores caberiam improvisar diante dos roteiros ou histórias.

Com isso abriu-se um caminho para a mais fascinante época da hegemonia do ator e do improviso. Esta maneira de representar o improviso fez com que as ações tornassem muito vivas e verdadeiras. Os gestos e s inflexões da voz casam-se sempre com o propósito do teatro. Os atores possuem total liberdade em cena. Dialogam e agem naturalmente e essa naturalidade era embuída de alta dose de verdade.

Cada história repetia as mesmas personagens: Arlequim, Columbina, Pantaleão, Esmeraldina e outros que atendessem as exigências regionais. Os atores sempre estavam com máscaras e figurinos adequados. Tal forma de teatro exigia dos atores grande preparo físico. Dessa forma exercitavam-se diariamente e, devido a isso, não encontramos atores muito velhos. Essa forma de teatro caracteriza-se pela movimentação intensa e pelo rompimento com a proposta clássica, elitista e literária.

Sua duração compreendeu meados do século XVI até meados do século XVIII e exerceu uma influência muito grande no mundo. Os atores dessa forma de teatro faziam parte de companhias itinerantes que viajam pelo mundo apresentando-se.

Os aspectos mais importantes que podemos encontrar na Commedia Dell’Arte são:

• Precedentes
• Argumentos
• Personagens
• Improvisação
• Técnicas de representação

Por fim podemos considerar a Commedia Dell’Arte como um formidável surto de teatro popular que utilizou-se da linguagem coloquial do povo e ofereceu ao ator total liberdade de criação.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sábado que vem continuaremos ok? Até mais pessoal! =D

Fonte: Curso Preparatório para o Exame de Capacitação Profissional – SATED-MG, História do Teatro – Marcelo Carvalho (RPMT: 03832)








0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll