terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Rede Abraço realiza Oficina de Rádio Comunitária para Pontos de Cultura

Na programação do Fórum Social Mundial na Grande Porto Alegre (25 a 29 de janeiro), a Rede Abraço realiza oficina que aborda a montagem e gerenciamento de uma rádio comunitária com objetivo de qualificar Pontos de cultura, Pontos de Midia Livres, Tuxáuas, agentes comunitários e demais interessados. O encontro acontece no dia 26, às 16h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS (3°Andar), em Porto Alegre.

Os palestrantes são Josué Franco Lopes, Coordenador de Comunicação da Abraço Nacional e Menbro do GTE do Fórum de Midia Livre, e José Sóter- Coordenador Executivo da Abraço Nacional e Secretário Geral do FNDC (Fórum Nacional do Direito à Comunicação). A participação é franca.

Oficina Como Montar uma Rádio Comunitária

O Que é Rádio Comunitária A Constituição Federal e a Complementariedade dos Sistemas de Comunicação, conceitos Gerais de Radicom, lei 9612 e seus limitações, Rádios Picaretárias (lucro, proselitismo religioso, promoção pessoal e politicagem), a visão da Abraço e seu Código de Ética.

Como Montar Processos legais (Construção da entidade Mantenedora,encaminhamento da manifestação de Interesse, Aviso de Habilitação, Morosidade), processos de envolvimento da Comunidade na construção da Radio, desobediência Civil e Repressão, equipamentos necessários.

Gestão Comunitária Papel e funcionamento da Entidade Mantenedora, Papel do Conselho Comunitário, Fonte de Recursos para a Manutenção (apoio cultural, mensalidade associados individuais, eventos)

Programação Programas jornalísticos, programas culturais, música, diversidade: racial, religiosa, opção sexual, gênero.

Conferência Nacional de Comunicação Apresentação das Propostas Aprovadas pela Abraço na I Conferência Nacional de Comunicaçao (Confecom).

Cobertura radiofônica

A Rede Abraço de Rádios Comunitárias estará realizando a cobertura radiofônica da 10ª edição do Fórum Social Mundial. Durante o período do Fórum serão produzidos 12 programas temáticos. Cada programa terá a duração de 10 minutos, dividido em dois takes de cinco minutos. Também serão feitas transmissões ao vivo dos principais eventos. Os programas para download e os links para as transmissão estarão disponíveis do sitio da Rede. 134 rádios de 14 estados já confirmaram a participação na cobertura. A reprodução do conteúdo é livre, desde que citada a fonte.

A Rede Abraço de Rádios Comunitárias é vinculada a Abraço Nacional e tem por objetivo prestar serviços às rádios comunitárias e aos movimentos sociais. A Rede produz programas e realiza coberturas ao vivo, como aconteceu na I Conferência Nacional de Comunicação e no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e diversos outros eventos. A Rede Abraço é um Ponto de Cultura premiado pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e possui parceria com a Rádio FAE da UMG.

Site: redeabraco.org.br

Fonte: www.cultura.gov.br

Novos Eventos - Rede Em Palco

↑ Grab this Headline Animator

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll