quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6° Festival de Violões do Piauí começa nesta quinta


A sexta edição do Festival Nacional de Violão do Piauí, que é promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, já conta com uma enorme equipe de violonistas, incluindo músicos experientes de diversas partes do mundo.

Na lista de convidados, presenças internacionais e artistas consagrados não faltarão ao Festival, que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro nos prédios do Palácio da Música, Theatro 04 de Setembro e Teatro João Paulo II. A sexta edição do Fenavipi já conta com participações de violonistas de quatro continentes. É uma oportunidade única de aprender com a experiência de grandes mestres e conhecer violonistas de vários países e diferentes estilos que já confirmaram suas presenças no Festival.



A sexta edição do Festival Nacional de Violão do Piauí trará à Teresina grandes nomes, se apresentando e ministrando as Masterclass, como o guitarrista australiano Tommy Emmanuel. O violonista é famoso por ser um mestre do estilo “fingerpicking” – tocar o violão diretamente (sem o uso de palhetas) de maneira forte como se tentasse arrancar as cordas com a ponta dos dedos.



O músico, que completou 45 anos de carreira em 2009, já tocou com muitos artistas famosos como Les Paul e John Denver. O talento do músico já o fez ser considerado o melhor guitarrista de todos os tempos na opinião de grandes nomes como Eric Clapton, Joe Satriani e Chet Atkins.



Além de Tommy Emmanuel, outros grandes nomes estão entre os violonistas que irão se apresentar no Festival. Podemos encontrar facilmente grandes artistas como o escocês Paul Galbraight. O músico é reconhecido internacionalmente como um brilhante inovador do violão clássico. Paul vem desde os anos 80 lutando para ampliar os limites técnicos desse instrumento, além de aumentar a qualidade de seu repertório.



Esse esforço artístico já resultou em uma série de aplaudidas gravações de obras de Bach, Haydn e Brahms, conquistadas ao inovar trocando o violão tradicional pelo violão Brahms de oito cordas, que ajudou a desenvolver. Com o novo instrumento, Galbraith encontrou a forma ideal para executar com sensibilidade e perfeição as desafiadoras transcrições dos clássicos que fazem parte de seu repertório.



Após quase quatro anos de pesquisa e preparação, Paul Galbraith conseguiu finalizar em 2004, um de seus projetos mais ambiciosos: a gravação do álbum com suas transcrições para violão de oito cordas de obras dos compositores como Ravel, Debussy e Couperin.



Xuefei Yang, da China, também é um dos destaques internacionais da sexta edição do Fenavipi. A violonista chinesa, que começou a estudar violão aos sete anos, acabou se tornando uma revelação pela idade com que surgiu dentro da música. Xuefei já chamava a atenção de grandes músicos mundiais desde o início de sua carreira, aos 14 anos.



Teve seu talento reconhecido com a aclamação de seus álbuns "Romance de Amor", lançado em Abril de 2006 - alcançando o status de disco de ouro em Hong Kong - e "40 Degrees North", lançado em abril de 2008 – com o qual conquistou o segundo lugar na categoria música instrumental e música de câmara no Reino Unido.



Outros violonistas brasileiros também confirmaram presença no VI Fenavipi, entre eles: Fabio Zanon (São Paulo), Nícolas de Souza Barros (Rio de Janeiro), Roberto Correa (Minas Gerais), Franciel Monteiro (São Paulo), Erisvaldo Borges (Piauí), Nonato Luiz (Ceará), Henrique Annes (Pernambuco) e o violonista Carlos Barbosa-Lima, que neste ano comemora cinquenta anos de carreira, e, para comemorar o seu "Jubileu de Ouro", percorrerá os cinco continentes do planeta mostrando a sua arte que tem conquistado fãs por todos os lugares do mundo.



Um dos destaques da edição desse ano com certeza é Carlos Barbosa-Lima. O violonista brasileiro, mas radicado nos Estados Unidos, aproveitará o Festival para fazer o primeiro show no Brasil da turnê de lançamento de seu novo CD. Intitulado “Merengue”, o álbum é o mais novo de uma linhagem de mais de 60. Barbosa-Lima conta com mais de 2.500 composições, que vão desde a música clássica à tradição ibero-americana, ao jazz e aos trios latinos. Morando no exterior há quase quatro décadas, o músico faz raras apresentações no Brasil.



De acordo com o coordenador do festival, Erisvaldo Borges, a participação no evento foi uma iniciativa do próprio músico, que, "ao tomar conhecimento do Festival Nacional de Violão do Piauí, ficou comovido com a iniciativa de um festival de tal porte no Piauí e logo entrou em contato comigo manifestando interesse em participar deste evento, o que muito nos honra“, destaca Erisvaldo, lembrando que o músico irá ministrar uma Masterclass e realizará um concerto dentro da programação do VI Fenavipi.



O Festival ainda terá em sua programação o VI Concurso Nacional de Interpretação Violonística. Os classificados para a semifinal incluem artistas de várias partes do Brasil e até de outros países. São eles, em ordem alfabética:



André Moreira Rodrigues (Montreal – QC – Canadá)



Aulus de Souza Rodrigues (Belo Horizonte – MG)



Daniela Castelo Pereira (Natal - RN)



Danilo González Alvarado (Rio de Janeiro - RJ)



Fabio Rodrigo de Lima (Curitiba – PR)



Felipe Jorge Rodrigues Campos (Rio de Janeiro - RJ)



Jorge Luiz de Lima Santos (Rio de Janeiro - RJ)



Odília Raquel Santana (Belém – PA)



Paulo Vinícius Pereira de Oliveira (Uberlândia – MG)



Pedro Rogério Aguiar Silva (Sobradinho/Brasília – DF)



As inscrições ficarão abertas até o fechamento total das vagas, mas os interessados em participar das Masterclass devem se apressar. O número de inscritos está limitado a 150 pessoas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, localizada na Rua Eliseu Martins, 1426 – Centro-, ou pelos correios, para os alunos oriundos de outras localidades. O valor da inscrição para assistir as palestras e Masterclass será de R$ 20,00.



Fonte: www.vermelho.org.br



Novos Eventos - Rede Em Palco

↑ Grab this Headline Animator

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll