sábado, 6 de março de 2010

Festival de animação MONSTRA celebra 10º aniversário


O Festival de Animação de Lisboa, MONSTRA link externo, que decorre entre os dias 11 e 21 de Março, celebra em 2010 o seu décimo aniversário. O festival vai contar com a presença do músico canadiano Normand Roger, vencedor de cinco Óscares pelas suas composições para filmes de animação.



O festival apresentará estreias de filmes portugueses e internacionais, uma competição de curtas-metragens, workshops e seminários com figuras do cinema de animação mundial, sessões MONSTRINHA para crianças de todas as idades, exposições, concertos e mais de 120 filmes de realizadores e escolas de animação internacionais.




Miguel Honrado, presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que co-produz o MONSTRA, realçou esta quinta-feira, a «inserção importante das comemorações [do centenário] da República» no evento. Fernando Galrito, director artístico do festival, anunciou o projecto de «10 por Cem», uma curta de animação de dez minutos que teve o objectivo de «juntar cem

criadores (músicos, animadores e outros) para participar na realização de uma homenagem à primeira República».



«["10 por Cem"] vai mostrar, não a história da República, mas aquilo que é o conceito artístico da época», continuou Galrito. «Ou seja, quem eram os artistas da primeira República. E partir dos músicos da altura, dos grandes cartoonistas que tínhamos, dos grandes fotógrafos... Partir desses artistas para criar uma obra que, através da arte, faz sentir a primeira Republica Portuguesa», explicou o director.




«10 por Cem» estava previsto para estrear no último dia do MONSTRA, mas «infelizmente», segundo Galrito, a curta está a ser guardada para outro evento em Junho de 2010.



Galrito destacou as sessões planeadas que irão homenagear os «incontornáveis» realizadores portugueses dos últimos 30 anos, e as diversas profissões (produtores, músicos, argumentistas) que colaboram nos projectos de animação.




«Como estamos a fazer esta "ponte" de dez anos, decidimos também dedicar cada um dos dias [do festival] a um dos países que já por cá passaram», acrescentou Galrito. Portugal é o país convidado este ano, mas o Brasil, a República Checa, a Finlândia, a Inglaterra, e a Rússia, entre outros, já foram convidados nos dez anos de existência do MONSTRA.



«A competição este ano é de curtas-metragens (...), penso que tivemos cerca de mil filmes para analisar, muitos deles portugueses», assumiu Galrito. «Nós às vezes olhamo-nos, um pouco, com alguma descrença. E aquilo que fizemos desta vez foi olhar-nos com muita crença, porque acho que valemos isso», afirmou.




Fernando Galrito revelou a orientação da concepção do MONSTRA: «É um festival de ideias, um festival de encontro. Um encontro de artes e pessoas, e trazer o máximo do país às pessoas».



Site: www.monstrafestival.com



Fonte: www.tvi24.iol.pt

Novos Eventos - Rede Em Palco

↑ Grab this Headline Animator

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll