quinta-feira, 13 de maio de 2010

Campina Grande recebe “Mostra de Teatro do Oprimido da PB e RN”

Com realização do Centro de Teatro do Oprimido, apoio do Sesc Paraíba e patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva, acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Cine Teatro do SESC Centro Campina Grande, a “Mostra de Teatro do Oprimido da Paraíba e Rio Grande do Norte”, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo e ensaísta Augusto Boal se reúnem para intervenções estéticas, mostra de peças teatrais, seminário de saberes e práticas e o lançamento do livro póstumo de Boal. O evento público tem com classificação livre e ingressos gratuitos.

No dia 14 de maio, o público vai assistir a duas peças teatrais com atuação de grupos de Cuité/PB e de Poço Branco/RN. Ao final de cada apresentação alguns dos espectadores serão convidados entrar na cena, trocando de lugar com o protagonista, para mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios reais das suas vidas. Neste dia acontece também o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor que pouco antes de falecer foi nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco, uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais e a Sessão Solene Simbólica de Teatro Legislativo.

No dia 15 acontece o “Encontro de Multiplicadores do Teatro do Oprimido da Paraíba e Rio Grande no Norte”, quando os ativistas vão discutir seus saberes e práticas.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz o arte educador Cláudio Rocha, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

“Na sessão de Teatro Legislativo, a platéia, além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, afirma Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

As atividades realizadas em Campina Grande integram o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método em dezoito estados brasileiros e quatro países da África lusófona: Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola.

SERVIÇO

“Mostra de Teatro do Oprimido da Paraíba e Rio Grande do Norte”

14 e 15 de maio de 2010

Local: Cine Teatro do SESC Centro Campina Grande

Rua Giló Guedes 650, Santo Antônio

Informações: (83) 3341-5800

Classificação indicativa: LIVRE

Ingressos GRÁTIS

PROGRAMAÇÃO

14 de maio

19h – Abertura da exposição A Estética do Oprimido com palavras dos curingas Olivar Bendelak e Cláudio Rocha, seguido do lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal.

19:30h – Apresentação da peça de Teatro-Fórum “Quero votar e ninguém deixa”, com o Grupo CTOC da cidade de Cuité, Paraíba. Sinopse: A peça conta a história real de um adolescente que questiona a cultura do voto de cabresto em sua cidade, onde os pais obrigam seus filhos a votar em determinados candidatos que prometem emprego em troca dos votos e depois de eleitos, somem e esquecem de suas promessas. O Grupo: Formado por 11 atores-músicos entre 14 e 29 anos.

20:30h – Apresentação da peça de Teatro-Fórum “Separar por quê?”, com o Grupo Filhos da Terra da cidade de Poço Branco, Rio Grande do Norte. Sinopse: A peça conta a história real de jovens do Quilombo Acauã que são segregados do sistema de transporte escolar por racista. O Grupo: Formado por jovens entre 12 e 25 anos pertencentes ao Quilombo Acauã.

22h – Encerramento

15 de maio

“Encontro de Multiplicadores do Teatro do Oprimido da Paraíba e Rio Grande do Norte”

Fonte: http://ctorio.org.br/novosite

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll