sábado, 15 de maio de 2010

Aracaju: Mostra de teatro do oprimido integra Semana da Luta Antimanicomial” + 1 artigo novo


Aracaju: Mostra de teatro do oprimido integra Semana da Luta Antimanicomial



Acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2010, no Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a “Mostra Aracaju de Teatro do Oprimido na Saúde Mental” que vai apresentar peças de Teatro-Fórum, criadas pelos grupos de Teatro do Oprimido – cujos atores e atrizes são usuários da saúde mental – formados desde novembro de 2008 pelos profissionais da saúde de Sergipe, por intermédio da capacitação que vem recebendo até hoje pelos de curingas do Centro de Teatro do Oprimido na metodologia criada pelo teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, que pouco antes de morrer (em maio de 2009) foi nomeado embaixador mundial do teatro pela UNESCO. O evento, que integra a Semana da Luta Antimanicomial realizada pela Secretaria de Saúde de Aracaju, conta ainda com: uma exposição da Estética do Oprimido, composta por produtos artísticos feitos pelos usuários da saúde mental e pelo Grupo Nova Imagem; sessão solene simbólica de Teatro Legislativo; lançamento do livro póstumo de Augusto Boal, A Estética do Oprimido; e o Encontro Estadual de Multiplicadores do Teatro do Oprimido, que acontece no CEPES. A classificação é livre e os ingressos são gratuitos.

Nas peças de Teatro-Fórum, após cada apresentação, os espectadores são convidados a trocar de lugar com o protagonista para sugerir alternativas ao problema encenado. “O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz a psicóloga Yara Toscano, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

Já na sessão solene simbólica de Teatro Legislativo, os espectadores, “além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, diz Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

O teatro como ferramenta de transformação política e social

A Mostra Aracaju de Teatro do Oprimido na Saúde Mental integra o Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental cuja parceria estabelecida há cinco anos entre o Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br) e o (Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Nacional de Saúde, para capacitação e acompanhamento de profissionais da área de saúde mental do SUS nas técnicas do Teatro do Oprimido, tem levado a transformações políticas e a uma relação mais humana entre os pacientes, seus familiares, estes profissionais e a sociedade. Mais de 250 profissionais foram (e continuam sendo) capacitados e estão aplicando as técnicas do Teatro do Oprimido em hospitais e centros de atenção psicossociais. Realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido, em Aracaju o Projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e do Centro de Educação Permanente em Saúde – CEPS.

O sociólogo Geo Britto, coordenador do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental, afirma que “desde que o teatro entrou na vida dessas pessoas os períodos de depressão diminuíram, a adesão ao tratamento aumentou e a vontade de viver ressurgiu.”

SERVIÇO

Nome do evento: “Mostra Aracaju de Teatro do Oprimido na Saúde Mental”

Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite s/n°, 13 de Julho

Tels: 3179-1907 e 3179-1935

Capacidade de público: 180 pessoas

Dias 19 e 20 de maio

Horário: 14 às 17h

Classificação indicativa: LIVRE

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

19 de maio

14h – Abertura da exposição Estética do Oprimido

14:30h – Exibição do vídeo Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental; lançamento do livro póstumo de Augusto Boal, A Estética do Oprimido; fala das curingas Monique Rodrigues e Cláudia Simone sobre Projeto em Sergipe.

15h – Apresentação da peça de Teatro-Fórum “Fora Preconceito” com o grupo Dilemas da Vida. Sinopse: Amélia possui grande desejo de ser pintora, mas ao tentar se matricular na Escola de Artes da cidade é surpreendida pelo preconceito do professor que a impede de entrar no curso quando descobre que ela é “maluca”. Sobre o Grupo: O grupo Dilemas da Vida existe há um ano e é formado por usuários do Caps Liberdade.

15:30h – Teatro Legislativo

17h – Encerramento

20 de maio

14h – Abertura Musical

14:30h – Apresentação da Sinestesia do Poema com o Grupo Nova Imagem

15h – Fala do gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, multiplicadores, usuários e familiares

15:30 – Apresentação cena de Teatro-Fórum “A Família de Todos os Santos” com o Grupo Cuidando do Cuidador. Sinopse: Abandonada pela família Gerusa é atendida por uma cunhada, até que a irmã reivindica a sua guarda por pensar que ela está recebendo benefício do INSS. Sobre o grupo: O grupo Cuidando do Cuidador existe há um ano e é formado por familiares, usuários e técnicos do Caps Senador Renildo Santana, em Itabaianinha/SE.

17h – Encerramento Musical

21 de maio

Encontro Estadual de Multiplicadores de Teatro do Oprimido (restrito aos praticantes), no Centro de Educação Permanente em Saúde – CEPES.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido
assessor de comunicação
(21) 2539-2873 e 8718-1965

Oficina “A Dramaturgia do Teatro- Fórum”

Como um método utilizado em mais de 70 países, o Teatro do Oprimido tem sistematizado mais de 400 jogos e exercícios e técnicas, todas destinadas a fortalecer o oprimido para a construção de uma sociedade mais justa e humanitária. O método do Teatro do Oprimido propõe um ensaio para a realidade – uma intervenção concreta no real. Não se trata apenas de conhecer a realidade, mas de transformá-la em outra melhor. No final de semana de 21, 22 e 23 de maio , o Centro de Teatro do Oprimido, abre suas portas para quem deseja conhecer uma das técnicas mais utilizada pelos praticantes do método nessa transformação, nos mais diversos paises e seguimentos sociais: o Teatro- Fórum. A proposta da oficina “A Dramaturgia do Teatro-Fórum” é trabalhar com a criação de cenas curtas. O Teatro-Fórum é a representação de uma história real vivida pelos próprios participantes da oficina, por meio dela, o grupo irá discutir teatralmente o tema apresentado e ensaiar ações concretas, como alternativas criativas para a questão exposta pelos participantes. A apresentação poderá ser feita para o público convidado. O ineditismo desta técnica está no fato de que não existe barreira entre o palco e a platéia e todos participam diretamente dando sua opinião.

21, 22 e 23 de maio 2010
sexta de 19h às 22h
sábado e domingo de 10h às 18h

Taxa única: R$ 250,00

Local: Centro de Teatro do Oprimido – Av. Mem de Sá 31, Lapa – RJ

Informações e inscrições: Claudia Simone claudiasimone@ctorio.org.br e Monique Rodrigues moniquerodrigues@ctorio.org.br
tel.: 21 2232-5826, 2215-0503 e 9856-5604

Fonte: http://ctorio.org.br/novosite

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll