sexta-feira, 7 de maio de 2010

Grupo Urucum na Cara estreia show 'À Beira do Dia'


O grupo mineiro Urucum na Cara estreia, nos dias 8 de maio, às 21h, e 9 de maio, às 19h, no Teatro Izabella Hendrix, o show “À Beira do Dia”. Resultado da “Pesquisa Acerca da Sonoridade da Música Erudita e Popular de Belo Horizonte Para Composições”, as apresentações têm entrada franca.

Com o repertório criado a partir de composições próprias e inéditas, o espetáculo é resultado de uma extensa pesquisa realizada com materiais musicais e extra-musicais de Belo Horizonte em dois universos: o reinado de Nossa Senhora do Rosário e a música erudita contemporânea. A apresentação do dia 09 contará com a participação especial do músico Sérgio Pererê.

A pesquisa dos materiais da música erudita contemporânea foi orientada pelo Bacharel em Composição da Escola de Música da UFMG, Rafael Nassif e as vivências sobre a música popular urbana afro-mineira e congado foram auxiliadas pelo músico mineiro Sérgio Pererê. O projeto “Pesquisa Acerca da Sonoridade da Música Erudita e Popular de Belo Horizonte Para Composições” foi aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundo de Projetos Culturais no ano de 2008.

“À BEIRA DO DIA”

Através de músicas que levam o espectador a se identificar com os sons de seu próprio cotidiano, o show foi montado como a duração do dia: do amanhecer ao entardecer. “À Beira do Dia”, trecho da música “Clarear”, sugere o limite do dia, nascimento e morte, cíclico e transponível. Parar diante deste fragmento do tempo e observar os elementos e sons que o compõe, por meio do encontro inesperado entre o erudito e o popular, que na verdade sempre existiu. Não como um contraste, mas como uma composição de elementos.

O espetáculo também sugere a sensação de dilatação do tempo, muito presente nas festas do Rosário, onde cada música tem um sentido, um momento certo e a duração indefinida, assim como a festa que dura muitos dias, sempre com música. Desta forma, o show segue a temporalidade destas festas, como em “Elefantodonte”, que brinca com os sons até causar a sensação de que este tempo foi dilatado, estendido.

O cenário, montado com cinco fios, lembra uma pauta musical, ou um poste de um bairro da grande metrópole. No entanto, ao invés das notas, estão presentes elementos do cotidiano urbano e interiorano, como tênis dependurados e pipas. Já o figurino, predominantemente branco e vermelho, remete à espiritualidade, religiosidade e também à luta, batalha e ao próprio urucum. As cores branca e vermelha são muito presentes nas festas de congado.

O grupo Urucum na Cara é formado pelos músicos Gustavo Amaral, Irene Bertachini, Ismar Quadros, Leandro César, Paulo César Anjinho e Rubens Aredes. O show tem a produção de Fábbio Guimarães, figurinos da dupla Duotonee – Morgana Marla e Virgilio Andrade, projeto gráfico de Davi Fuzari e Flora Lopes e direção geral do Urucum na Cara. E conta com os apoios da MTV MINAS, Restaurante La Greppia e Bem Natural, Duotonee e Cachaça Laranjeira da Boa Vista.

A PESQUISA

O Grupo Urucum na cara acredita que o encontro da sonoridade da música popular inspirada no congado mineiro com a música erudita contemporânea pode gerar novas linguagens e estéticas musicais e contribuir com a diversidade do cenário musical de Belo Horizonte. Além de “À Beira do Dia”, está prevista a criação de um registro online de todo esse processo de pesquisa. Nele, estarão edições das entrevistas com reis, rainhas e capitães dos reinados de Nossa Senhora do Rosário, além de artistas que abordam o congado em seu trabalho, como Titane, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Sergio Santos e Yuri Popovi. Também serão disponibilizadas as partituras, cifras e letras das músicas compostas durante o processo. O registro da pesquisa expõe os procedimentos de composição, os conflitos vivenciados pelo grupo e as soluções encontradas. Toda a pesquisa estará no endereço http://urucumnacara.blogspot.com e seu conteúdo será postado a partir do dia 08 de maio.

“URUCUM NA CARA”

Criado em 2000, o grupo passou por várias formações ao longo do tempo. A atual formação possui cerca de 3 anos. O grupo Urucum na Cara trabalha com a proposta de buscar a intercessão entre o antigo, o ancestral e urbano e o contemporâneo.

Com um repertório autoral e arranjos produzidos em laboratórios de criação coletiva. O resultado disso é um trabalho sintonizado com novas tendências da música, com misturas inusitadas proveniente das referências estéticas de seus integrantes.

Links
www.myspace.com/grupourucumnacara

http://urucumnacara.blogspot.com

Data: 08 e 09/05/10
Horário: sábado às 21h e domingo às 19h

Onde será o evento
Teatro Izabela Hendrix – rua da Bahia, 2.020


Exibir mapa ampliado

Fonte: http://www.guiaentradafranca.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

Caso não tenha uma conta google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e tambem seja feito um lembrete para a visitação da pagina que for indicada em seu comentário.

Orientação:

Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Em Palco um blog de qualidade para todos os seus leitores.
.

Novidades Rede Em Palco

BlogRoll